sábado, 15 de novembro de 2008

Um pequeno trabalho de Redação...

Por falta de inspiração ultimamente estou postando textos mais antigos, (que não foram escritos na hora =) )

"Alisar, ou não alisar. Eis a questão!

Em um momento íntimo, no qual estava alisando meu cabelo com um secador, parei para pensar no que estava fazendo. Acho que nunca analisei a fundo o porque costumava fazer aquilo com os meus pobres cabelos, já que o resultado positivo só duravam alguns dias (ou algumas horas se você sair na chuva), mas o resultado negativo dura anos, vários fios quebrados e um belo cabelo ressecado. Gostaria de entender, porque a cada dia que passa nós, mulheres viramos “escravas” do secador de cabelo, ou da prática “chapinha”. Sim, escravas mesmo, quem é que nunca fez, nem que seja uma vez na vida um alisamento no cabelo, não digo químico, mas o manual mesmo, aquele braçal, com um secador pesado. Acredito que ele tenha sido feito para podermos ser diferentes de vez em quando, não enjoarmos de quem somos e não sermos iguais a todo mundo sempre, até porque se fosse pra todos serem iguais, Deus, ou o big ben, seja lá quem tenha nos “feito”, (cada um com a sua crença), não nos faria diferente um do outro, não acha? É assim que eu chego a um pensamento, mais uma vez uma criação que era pra ser algo bom, está sendo deturpada por uns, mas quem são esses “uns”? Será que somos nós, que usamos pra podermos seguir um padrão? Ou são as pessoas que falam que o bonito é o cabelo liso? (Será que é só o liso que é bonito?) Acho que não somos nós não, mas sim aquele que um dia abriu a boca e falou, “o certo é ter cabelo liso” e então todas as mulheres do mundo começaram a alisar seus belos cabelos “não lisos”. O que esta pessoa tinha na cabeça a partir do momento que pensou isso?! (Acho que hoje está internada em algum manicômio). Não acredito que tenha sido quem inventou o secador de cabelo, não, não, sua invenção foi sim com uma boa intenção. Quem está errado, é aquele quem impôs algo tão, ridículo. Pensando um pouco mais a fundo, fiquei em dúvida, porque eu, usuária do secador e chapinha não sou errada? Eu estou seguindo o padrão também, não é? Eu sou a culpada, ou a vítima?! Nós, mulheres (e alguns homens que estão aderindo a moda também), tentamos ser colírios para os olhos dos outros, mas e se esses outros não tiverem olhos?! É, acho que a única pessoa que tentaríamos agradar, seríamos nós mesmas e eu aposto que não seria passando horas em um salão, em um puxa pra lá, puxa pra cá das cabeleleiras, ou você mesma fazendo malhação, com horas segurando um secador pesado e também tem o mais novo método, estragando os seus pulmões, olhos, narizes e muitas coisas mais com o maravilhoso cheiro da amônia, formol ou a mais forte de todas guanidina, cá entre nós, desse jeito, sinceramente você não estaria agradando a você mesma. Agradar a nós mesmas é acordar de manhã cedo e ser quem somos, seja lá como seja nossos cabelos estejam, que mundo feliz seria esse. Nós somos vítimas, vítimas de um certo alguém chamado sociedade, que de uns tempos pra cá tem ficado cada vez mais covarde e para se sentir bem tem que atacar aos outros. Pensando assim, acho que quem inventou a história de que só o cabelo liso é bonito, foi alguma invejosa de cabelo liso, que queria ter o cabelo diferente, (até porque tem cada liso, que nem rabo de cavalo da pra fazer) alguém avisou a esta pessoa que já inventaram o baby-liss? (Gente pra quem não sabe, baby-liss é o oposto do secador, deixa o cabelo com cachos, é redondo, tal, não se culpe por não conhecer, o coitado está entrando em extinção). As pessoas estão cada vez mais covardes e para se sentirem bem, tem que atacar o outro, seja de forma direta, ou indireta. Essas pessoas que deveriam estar se acabando e salões da alma, da personalidade, pra ver se podem embelezar o seu interior e pararem de ser tão feios por dentro e quem sabe por fora também. Nada mais bonito que um bom caráter. Vamos todas esquecermos que enxergamos, vamos acordar de manhã e ser bonitas do nosso jeito, vamos ser sim vaidosas, mas não iguais. Esqueçamos aqueles covardes que se escondem atrás da igualdade humana, aqueles que não sabem mostrar sua cara, por não estarem satisfeitos com si mesmos e para que isso aconteça tem que atingir a outro. Vamos ser felizes, vamos ser bonitas, ser bonita não é pecado e sim vamos comprar secadores, chapinhas e derivados, é bom ser diferente do que somos de vez em quando. O que não é bom é ser igual a todos, toda hora. "

Nenhum comentário: